Receba dicas para criar uma Web Rádio de sucesso!

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades

Receba dicas para criar uma Web Rádio de sucesso!

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades

Você sabe o que é Delay?

Iremos abordar um tema bastante conhecido no meio das comunicações, o famoso “Delay”, que nada mais é que a distância percorrida do som, da rádio até o ouvinte (ponta a ponta), contudo, esta viagem por ondas radiofônicas gera um atraso, popular “delay”.

O que é o Delay em Rádios?

É o tempo que demora para o som que o locutor produziu no estúdio chegue a pessoa que está ouvindo o rádio (usuário final).
Exemplificando: quando o narrador fala algo na rádio, o áudio é levado até a antena, e com isto ela transmite até o aparelho do seu ouvinte, que capta o áudio, sintoniza e enfim, executa para a pessoa do outro lado.
Na Web Rádio funciona da mesma forma, portanto no lugar de enviar o áudio para uma antena de transmissão o audio é enviado para servidores em um Data Center alocado pelo fornecedor de Streaming, e muitas as vezes o servidores ficam do outro lado do mundo e isso gera ainda mais tempo de resposta.
Toda esta viagem, não é tão instantânea assim, e demora um pouco para chegar, esta demora (geralmente de alguns segundos) que é chamado de “delay”.

Origem da palavra:

A palavra é derivado do termo inglês “delayed”, que traduzindo para o português significa atrasado. Nos EUA este termo é bastante utilizado nos aeroportos, em virtude de atrasos em voos.
De fato, no ambiente de rádio a palavra remete aos retardados sonoros causados.

Como abaixar o tempo de delay?

Nas rádios existe equipamentos e outras tecnologias que ajuda a diminuir este atraso da antena até os ouvintes. Enquanto pela a transmissão da rádio pela internet, vários fatores podem diminuir o tempo de delay, entre eles:
– Servidores de Streaming serem no Brasil (diminui a distância percorrida do áudio);
– Boa conexão de internet (principalmente Upload, que a rádio utilizar para enviar o áudio);
– Computadores Robustos e Atualizados (melhora o processamento do áudio);
Entre outros fatores.

Nos da É Host Soluções temos um dele baixíssimo pois não usamos CDN ou PROXYs para transmissão e com isso reduzindo ao máximo o Delay, em nossos testes chegando no máximo a 8 segundos de resposta em várias regiões.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *