Receba dicas para criar uma Web Rádio de sucesso!

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades

Receba dicas para criar uma Web Rádio de sucesso!

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades

17 ideias de rádio que você deve experimentar

Às vezes temos vontade de inovar, dar uma mudada nas coisas pra quebrar a mesmice e deixar tudo mais interessante e empolgante, porém, falta inspiração. Sempre vem à mente a pergunta: O que fazer?

Realmente não é fácil encontrar esta resposta, e por isso, criamos este artigo com 17 ideias que você pode experimentar na sua rádio. Quem sabe uma delas não é “aquela” que você estava precisando?

 

1. Notícias e política

No últimos pelo menos 15 anos observamos uma crescente no interesse do público por notícia e política. As pessoas hoje não se limitam a leitura do jornal impresso como antigamente ou estar sentada no sofá na hora do jantar para assistir o telejornal da sua emissora favorita. As redes sociais vieram com tudo e muita gente consome em forma de áudio seja dirigindo seu carro de volta para o trabalho, pela internet ou celular. Eu particularmente ouço notícia e política o dia todo enquanto trabalho, a internet para mim se tornou uma poderosa ferramenta de informação.

 

A política está presente na vida de todos! Sempre nos afeta de forma direta ou indireta. Então que tal manter seus ouvintes atualizado sobre o assunto? Aproveite pra colocar um pouco da sua personalidade e opinião pessoal, é um bom “tempero” a se misturar. Só tome o cuidado para não ir longe demais com o que diz pois isso pode trazer problemas.

2. Cultura

Somos um país formado por diversos povos de diversas culturas diferentes. Temos incrível riqueza cultural vinda de povos negros, italianos, portugueses, indígenas, espanhóis, etc. Esta riqueza cultural acaba refletindo em nossos costumes, literatura, música, culinária, arquitetura e tantas outras áreas. Como hoje temos a internet a nosso favor, não é tão difícil pesquisar um pouco e trazer a seus ouvintes curiosidade sobre a cultura brasileira ou da cultura regional (da sua cidade e estado) ou da cultura mundial já que todos somos descendentes de algum outro povo.

Este é um assunto interessante, pouco explorado em web rádios, e quase infinito! Que tal ajudar seus ouvintes a conhecerem um pouco mais sobre suas raízes e sobre si mesmos?

3. Música

Pelo título parece bem óbvio e até um pouco bobo. Afinal, (quase) toda rádio tem música. Mas não apenas toque música, fale sobre música, traga informações sobre os cantores, shows, bastidores, álbuns, singles, sobre a história e sobre o gênero musical.

Fale também sobre o que você pensa, o que você acha, dê sua opinião pessoal sobre tudo isso! Lembre-se que as pessoas não estão lá apenas para ouvir música, estão lá também para ouvir você. É muito sadio compartilhar seus pensamentos e gosto musical.

4. Filmes e séries

Seja lá qual for seu gênero favorito, comédia drama ou ação, todos adoram um bom filme ou série. Para muitos o ponto alto do fim de semana é a ida ao cinema ou maratonar sua série favorita no sofá de casa. Este é mais um assunto infinito e que tem muitos apaixonados! Fale sobre as séries e filmes, sobre os bastidores, produção, atores, bilheteria e outras curiosidades. Você pode fazer semanalmente análises mais elaboradas assim como algumas mais simples recomendando ou não.

Sempre converse com seus ouvintes para eles indicarem as séries que mais gostam e que gostariam que você falasse sobre elas, assim como os comentários para que eles também possam dizer o que pensam.

5. Jogos (videogame, celular e computador)

Este parece um pouco mais complicado porque parece difícil apenas falar de um produto audiovisual e interativo, mas é completamente possível. Inclusive, na rádio 98 FM (MG) já existe um programa focado em jogos chamado “Os Players”.

Se você também é um jogador, sabe que existe um público gigantesco e fanático que está sempre pronto para poder consumir este tipo de conteúdo. Tire o jogo de fora da sala (ou quarto), traga pra dentro do rádio! Fale sobre os jogos que você está jogando, sobre as novidades e lançamentos. Com certeza você vai encontrar um público muito fiel que vai adorar interagir com você.

6. Comida e bebida

Não! Comida não é só para comer! Comida é para se conversar. Desde a minha infância sempre houve na TV e rádio pelo menos um programa famoso sobre culinária. hoje em dia o assunto está ainda mais complexo porque sociedade mudou e a informação a respeito aumentou muito.

Temos hoje dietas específicas para quem quer ganhar ou perder peso ou ganhar músculos, temos alimentos que impactam na saúde e até controlam algumas doenças, temos até os vegetarianos ou veganos em que comida está muito ligado a um estilo e filosofia de vida.

As bebidas também são um assunto em alta, ainda mais dependendo da região onde está sua web rádio. Temos muitos produtores de vinho e cachaça que exportam para o mundo todo. Existem também muitos produtores de cerveja artesanal e muitas pessoas que tem o sonho de se tornar um “mestre cervejeiro”. Em uma das rádios que escuto diariamente, tem um programa dedicado a falar de bebidas chamado “Destilado da conversa”.

7. Viagem

O Brasil é um país maravilhoso para quem gosta de viajar, seja para férias quanto para um fim de semana prolongado. Cada cidade tem sua regionalidade, pontos turísticos comidas regionais e cultura.

Com certeza é uma ótima ideia falar um pouco sobre isso pois as pessoas estão sempre planejando (sonhando) viajar. Isso se torna ainda melhor se você vive em uma cidade turística onde tem diversas belezas naturais, muitos “points” e pousadas.

É uma forma interessante de entreter seus ouvintes e quem sabe fechar parcerias. Claro! Se você é uma pessoa que viaja muito e conhece vários lugares do mundo, conte suas experiências para sua audiência.

8. Ciência e tecnologia

Esta é uma área “ cheia de novidades” já a que ciência afeta tudo de forma geral. Vivemos em uma época em que tecnologia tem evoluído de forma veloz, é até difícil de acompanhar todas as novidades. Sejam novos aparelhos de celular, vacinas que podem salvar o mundo, internet mais veloz, um novo sistema de captação e purificação de água e coisas do tipo.

Particularmente leio todos os dias notícias relacionadas a ciência e tecnologia em meus canais favoritos. É um assunto muito empolgante que pode acrescentar muito ao seu público como também trazer novos ouvintes.

9. Esporte

A gente torce, a gente vibra e a gente sofre! Esporte é paixão nacional. Não há quem não acompanhe diariamente tudo que acontece com seu time favorito. Inclusive, mesmo uma web rádio consegue transmitir ao vivo da beira do campo com ajuda de algumas ferramentas como por exemplo studio online que permite transmitir do celular e até entrevistar os atletas com o recurso do locutor convidado. Não tem como errar! Seja qual for o esporte escolhido, campeonato nacional, internacional ou local, sempre haverá uma legião de fãs.

 

10. Saúde

 

Este é um assunto que é muito amplo e nunca esteve tão “na moda”. Com a chegada da internet, diversos sites, canais de Youtube, blogs e poddcasts surgiram para falar de saúde física e mental.

Você pode inclusive convidar pessoas especializadas no assunto para falar um pouco mais ou tirar as dúvidas dos ouvintes, como por exemplo um psicólogo para falar de assuntos ligados a saúde mental (stress, depressão, ansiedade, etc) ou nutricionistas para dar aquele toque sobre boa alimentação, ganho ou perda de peso e até para o público “bodybuilder” que quer ganhar massa muscular. As possibilidades são múltiplas.

11. Relacionamentos

Absolutamente nenhum relacionamento é tranquilo o tempo todo. Seja amizade, casamento, namoro, trabalho ou família, todos temos momentos mais complicados e muitas vezes dificuldade de lidar com isso.

Você pode se tornar aquele amigo que ouve os problemas e dá bons conselhos aos seus ouvintes. Estimule eles a enviarem para você mensagens falando sobre seus problemas, perguntas e pedidos de aconselhamento, traga estes assuntos para um debate aberto em sua rádio. Este é o tipo de coisa que cria um forte laço entre você e sua audiência. Se precisar, traga um especialista como por exemplo um psicólogo ou terapeuta para dar “aquele reforço”.

12. Criminologia

Imagino que se você tem um pouco mais de idade, vai se lembrar de ter assistido na Rede Globo o programa “Linha Direta” que tinha um foco em casos não solucionados e os que tinham foragidos da justiça.

Em resumo, as pessoas adoram ouvir as histórias destes casos criminais icônicos sejam eles locais, Brasileiros ou internacionais. Hoje em dia não é difícil de encontrar na internet bons casos os quais você pode contar.

13. A vida das celebridades

Ah as celebridades! Não que nossas vidas sejam desinteressantes mas tem sempre alguém quem você admira e se inspira que adora saber o que está fazendo, o que está produzindo, e todos os detalhes da vida!

Grande parte das celebridades nós “adoramos espiar” e não se passa nem uma semana sem que eles estejam envolvidos em alguma polêmica ou escândalo. Este é um tópico muito popular e que faz bastante sucesso com o público em geral.

14. Programa de jogos

Também conhecido como “game show” é uma maravilhosa forma de fazer seus ouvintes interagirem com a rádio. Você cria algum tipo de prêmio ou recompensa em que as pessoas possam competir entre si para ganhar, como por exemplo, pedir para que liguem para a rádio para responder uma pergunta, ou criar algum tipo de competição entre ouvintes. Use a imaginação! Crie algo novo, não tenha medo de arriscar.

15. Aceitar solicitações de ouvinte

Quem melhor que seus ouvintes para dizer o que eles realmente querem? Se você está sem ideias pode valer a pena dar voz a eles, de repente você pode ser surpreendido com boas ideias ou ao menos inspirações para suas ideias.

16. Convidados

Porque não trazer convidados especiais ao seu programa? Com certeza você vai encontrar pessoas interessantes (não necessariamente celebridades) com ótimas histórias e experiências de vida para compartilhar.

Se você conhece bem seu público, não será difícil trazer pessoas que eles queiram ouvir. Traga convidados, conversem sobre suas vidas, seu trabalho, façam um debate amigável.

17. Aconselhamento

Se você tem uma relação de confiança com seus ouvintes, nada mais natural que vocês conversem sobre “a vida”. Estimule as pessoas a falarem sobre seus problemas para que você possa avaliar, dar sua opinião e dizer o que faria no lugar delas.

Um exemplo deste tipo de programa e que deu muito certo, é o político e filósofo Antônio Roberto Soares que por anos teve um programa na TV aberta exatamente nestes moldes (hoje ele é também colunista do jornal Estado de Minas com algo mais ou menos nestes moldes: https://www.em.com.br/colunistas/antonio-roberto/

Conclusão

E então? Gostou de alguma destas ideias? Está pensando em encaixar na sua programação? Conte pra gente nos comentários.

Procurando inovar, mas lutando para encontrar inspiração? Transforme sua estação com novas ideias de rádio que valem a pena tentar.

Todo mundo fica bloqueado de vez em quando. Até mesmo as emissoras. Extrair conteúdo criativo do nada pode ser desafiador, mas não com o roteiro certo. Escolha entre as 17 melhores ideias de rádio que vale a pena experimentar em seu programa.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *